ORDEM FRANCISCANA SECULAR - CAMPINAS
FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
PEQUENA HISTÓRIA

Francisco nasceu em Assis, na região da Úmbria, Itália, em 1182. Teve uma infância, uma adolescência e juventude normais, até o dia que ouviu a leitura do Evangelho (Mt 10, 1-25) e decidiu colocá-lo em prática. Em pouco tempo muitos irmãos e irmãs desejosos de seguir o espírito do Evangelho uniram-se a Francisco. Nasce assim, em 1210, a Ordem dos Frades Menores (OFM), e em 1212 a Ordem de Santa Clara (as Clarissas). Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho lá onde se encontrava. Homens e mulheres, casados ou solteiros, em meio às suas famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.
Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros francicanos seculares, que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Franciscana Secular daquele tempo.
Os patronos da Ordem Franciscana Secular são nada menos que um rei e uma rainha, que se fizeram pobres por amor a Cristo, nas pegadas de Francisco: São Luiz IX, rei da França e Santa Isabel da Hungria.
A partir da antiga Ordem Terceira, fundaram-se novas Congregações Religiosas Franciscanas de irmãos ou de irmãs, que constituem a Terceira Ordem Regular, a TOR. São religiosos não são seculares.
A Ordem Franciscana Secular é própria para pessoas que vivem em suas famílias e exercem seus trabalho em qualquer atividade, podendo ser solteiras ou casadas.
Mas para ingressar numa das Ordens Franciscanas é necessário ter vocação, isto é, um chamado de Deus.
A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã partilhada por mulheres e homens. Somos hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus, espalhado por todo esse mundo.

A OFSQUEM SOMOSPEQUENA HISTÓRIAAGENDAREFLEXÃO DA SEMANAREZANDO COM O DEVOCIONÁRIOSANTOS FRANCISCANOS DA SEMANACONTATO